sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Wiki e Wikinomics

O termo wiki, que veio do idioma havaiano, tem como significado o sentido de "rápido", também é uma junção das iniciais da frase
What Is Known Is.
. Entretanto, passou a significar conteúdo compartilhado, após o Wikipédia denominar sua enciclopedia virtual e colaborativa com o prefixo em seu nome. Desde então o termo wiki foi també utilizado em outras frentes do grupo, como o wikinotícias.

Na web o termo wiki é utilizado como uma forma de anunciar que o conteúdo é escrito, editado e aberto para demais edições, com novas informações, por diferentes usuários da rede.

O primeiro wiki
Ward Cunningham criou o primeiro wiki em 1995. O seu "WikiWikiWeb" permitia que os desenvolvedores de software criassem uma biblioteca de "padrões de software". O nome "wiki" foi inspirado na palavra havaiana wiki ou wiki-wiki, que significa "rápido" e é geralmente utilizado como um termo para taxis e ônibus expressos. O WikiWikiWeb ainda existe e pode ser acessado aqui (em inglês).


Wikinomics, título de um livro sobre o tema economia na web(foto), foi um termo criado pelos autores na tentativas de explicar como o conteúdo colaborativo vem mudando as relações de consumo e produção. No livro, existe ainda um outro termo que identifica os "novos consumidores" da wikinomics; são os
Prosumers“. Prosumers é uma neologia para se referir a consumidores que também são produtores.

Princípios da Wikinomics

  • Abertura
  • Peering
  • Compartilhamento
  • Ação Global

Abertura

  • Abertura da empresa para o parque global de talentos que prospera fora dos seus muros.
  • Indústria de TI – sistemas abertos e código aberto.
      • Apache (servidores web), Linux (S.O.), MySQL (B.D.), Firefox (navegadores) e a própria WWW.
  • MIT (Massachussets Institute of Technology) com o recurso educacional gratuito e aberto MIT OpenCourseWare.

Peering

    • Facilidade crescente com que as pessoas podem colaborar abre diariamente a economia a novos projetos como o Linux.
    • Outros ramos de atuação: biotecnologia, investimentos, enciclopédias, etc.

Compartilhamento

  • O poder do compartilhamento não se restringe à propriedade intelectual, mas se estende a outros recursos como capacidade computacional, largura de banda, conteúdo e conhecimento científico.
  • Não é possível colaborar de maneira eficaz se toda a propriedade intelectual for escondida.
    • Indústria de Música - Obsessão por controle afasta cada vez mais os clientes.
    • Skype – compartilhamento de capacidade computacional afetando diretamente as empresas de telecomunicações.

Ação Global

  • Não basta pensar globalmente, deve-se também agir globalmente.
  • A maioria das grandes empresas é multinacional, mas não global”.
  • Uma empresa verdadeiramente global não tem fronteiras físicas ou regionais, mas capacidades globais, como mão-de-obra, processos unificados, e uma plataforma global de TI para intensificar a colaboração entre todas as partes da empresa, assim como entre seus parceiros externos.

Um exemplo interessante dessa nova relação de consumo foi citada por Lawrence Lessig, escritor e professor de direito de Stanford em um debate realizado no Secound Life:
"Uma das primeira, e até hoje uma das mais dinâmicas, comunidades de prosumers se formou em torno dos produtos Lego. [...] Apesar de a Lego ser mais conhecidade por produzir pequenos blocos de plástico que se encaixam uns nos outros, a empresa está cada vez mais se concentrando em brinquedos de alta tecnologia. Com o Lego Mindstorms, por exemplo, os usuários constroem robôs de verdade a partir de peças programáveis que podem ser tudo que uma mente adolescente puder criar. [...] os diretores ficaram surpresos ao descobrir que os brinquedos robóticos eram populares [...] também por adultos ávidos por aperfeiçoa-los.
Três semanas após seu lançamento, grupos de usuários haviam sergido por toda parte e os modificadores haviam feito a engenharia reversa e reprogramado sensores, motores e dispositivos de controle que formam o coração do sistema robótico Mindstorms. Quando os usuários mandaram suas sugestões para a Lego, a empresa inicialmente os ameaçou com processos. Quando os usuários se rebelaram, a Lego finalmente mudou de opnião e acabou incorporando suas idéias. [...] Hoje, a Lego usa o site mindstorms.lego.com para estimular experimentações com o seu software. O site oferece um kit gratuito de desenvolvimento de software que pode ser baixado; os clientes da Lego, por sua vez, usam o site para divulgar descrições de suas criações – assim como o código e as instruções de programação do software e as peças Lego necessárias para construí-las.

Exemplos que podem ser citados são a construção de softwares com participação de pessoas de todo o mundo, com diferentes informações, que qualificaram ainda mais o resultado final, e reduziram os custos de uma produção tradicional. Assim como o processo de doação para impressão de livros, ou gravação de álbuns musicais.

Tais atividades causam um impacto na industria tradicional, e consegue, com menos investimento, alcançar metas antes conquistadas apenas por grandes empresas, com alto capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário