quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O que é ARG?

ARG (Alternate Reality Game) é uma narrativa interativa que usa o mundo real como plataforma, de modo geral envolvendo múltiplas mídias e elementos de jogos, com o propósito de contar uma estória que pode ser afetada pelas idéias ou ações dos participantes.

Essa plataforma surgiu por meados do século XXI com a proposta de combinar elementos reais e virtuais. Segundo o especialista em
ARGs e pesquisador Luiz Adolfo (palestra sobre a construção de um ARG-no Youtube) “o jogador de ARG, diferente dos MMOs, pode desenvolver habilidades específicas para lidar com o conteúdo disponível online, manejando de modo eficaz as novas ferramentas do meio digital e aprendendo a navegar em ambientes eletrônicos complexos”.

ARGs estão se tornando cada vez mais populares. Eles tendem a ser grátis, tendo seus custos absorvidos pelos produtos relacionados, ou por ações de propaganda relacionadas a produtos existentes, tendo como exemplos I Love bees, como promoção do lançamento de Halo 2 e Lost Experience (vídeo no Youtube)e FIND815, para promover a série de TV Lost. De qualquer forma, existem relatos de jogos no formato pay-to-play (pague para jogar).

Existe um grande debate sobre a definição do termo “
Alternate Reality Game”. Uma coisa que une todos os ARGs é o fato de estarmos interagindo com um mundo ficcional usando coisas do dia a dia para interagir no mundo real. Você não está interagindo como um personagem, como faríamos em um vídeo-game. Não precisamos de equipamentos especiais. A maioria desses jogos tira vantagem dos computadores e da internet, assim como telefones e até mesmo em alguns casos, buscar um item escondido pela cidade ou interagindo com pessoas reais nas ruas.

Para começar a entender o
ARG, precisamos definir alguns termos:

Puppetmaster: é o mestre do jogo. Responsável pela história e continuidade do ARG. São simultaneamente bons e maus provendo as necessidades para o desenrolar da história. Em geral, sua identidade é desconhecida e pode vir a ser desvendada ao final do jogo.

Cortina: é uma metáfora para a separação entre o mestre e os jogadores. Pode representar a barreira física entre as duas partes, resguardando a identidade do puppetmaster, ou significar a comunicação de forma indireta entre as partes, fazendo o mestre uso dos personagens e interface do jogo.

Rabbithole: A toca do coelho. Também conhecida como trailhead. Marca o início da interação. Pode ser um site, um contato ou quebra-cabeças, que vai dar início ao ARG.

Trailhead: uma pista entregue ao jogador para que ele se ache no jogo. Vários ARGs usam esse recurso em várias mídias, a fim de maximizar a probabilidade de pessoas descobrindo o jogo.

This is not a game (TINAG): separando o ARG de outros jogos foi criado esse “mantra” entre os jogadores. Ela significa que o jogo, não se comporta como tal: números de telefone mencionados no ARG, por exemplo, funcionam, e o jogo não oferece um cenário ou livro de regras aos participantes.

Os princípios básicos de um
ARG são: enredo, narrativa independente de plataforma, desenvolvimento focando a coletividade, um sussurro pode fazer mais barulho que um grito, a estética “isso não é um jogo”, vida real como meio de interação, enredo colaborativo, não é uma brincadeira.

Um exemplo recente é o ARG feito para a divulgação do Mini em Estocolmo. Ao localizar o "Mini Virtual", todos os outros jogadores viram seu oponente, e se manter a posse do item por uma semana, essa pessoa ganha o carro.
Vídeo explicando o funcionamento do "jogo".

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