domingo, 17 de outubro de 2010

Um GAP entre empresa e clientes

O caso do novo logo da GAP rendeu.
A empresa se "esqueceu" de que a marca não é dela, mas sim dos seus consumidores e deu no que deu.

Massas de consumidores irritados com a mudança da logotipia da marca. Sem sua consulta. Sem sua aprovação.

Um exemplo perfeito do assunto tratado em nossa última aula - ontem. Muitas das empresas ainda não perceberam como trabalhar sua marca nestes "tempos modernos". E a retaliação vem das Redes Sociais.

Alguns trechos da declaração são vergonhosos.


"Finalmente, nós aprendemos o quanto de energia existe em torno da nossa marca". Uau, que bom que depois de tantos anos, finalmente a Gap aprendeu.

"Na Gap, nossos clientes sempre vem em primeiro lugar". Certo, faça-nos rir. Se fosse assim, não teriam errado tão feio.

"Reconhecemos que perdemos a oportunidade de nos envolvermos com a comunidade online". Meeeesmo?! Que preço caro a pagar hein?!

"Este não era o projeto certo no momento certo para crowdsourcing". Não? Então quando é? Será que não aprenderam direito? Sempre é hora de envolver seus clientes. Sempre.


No jump, o resultado da história.

Traduzido do texto original, retirado de LogoLounge.com.


O Debate Gap fechado
De um comunicado de imprensa da Marka Hansen, presidente da Gap na América do Norte, divulgado hoje: "Desde que lançamos uma versão atualizada do nosso logotipo na semana passada em nosso site, vimos uma enxurrada de comentários de clientes e da comunidade on-line em apoio do logotipo icônico da caixa azul.
"Na semana passada, começamos a pensar numa resposta e a explorar como poderíamos aproveitar toda essa paixão. Finalmente, nós aprendemos o quanto de energia existe em torno da nossa marca. Todas as estradas foram nos levando de volta para a caixa azul, assim fizemos a decisão de não mais usar o novo logo em gap.com.
"Na Gap, nossos clientes sempre vem em primeiro lugar. Escutamos e assistimos todos os comentários na semana passada. Ouvimos eles dizerem repetidamente que são apaixonados pelo nosso logotipo da caixa azul, e eles querem de volta. Então, nós tomamos a decisão de fazer exatamente isso - vamos trazê-lo de volta em todos os canais.
"Enquanto isso, o site irá voltar ao nosso logotipo da caixa azul e, para o feriado, vamos transformar a nossa caixa azul em vermelho para a nossa campanha sazonal.
"Aprendemos muito neste processo. E ficou claro para nós que não tratamos o assunto da forma correta. Reconhecemos que perdemos a oportunidade de nos envolvermos com a comunidade online. Este não era o projeto certo no momento certo para crowdsourcing.
"Pode haver um tempo para evoluir o nosso logotipo, mas se e quando esse momento chegar, nós vamos lidar com isso de uma maneira diferente."

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