quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MMORPGs: o que é essa sopa de letrinhas afinal?

Massive Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPG) são um subgênero de jogos eletrônicos com grandes quantidades de usuários, os chamados Massive Multiplayer Online Games (MMOG). O MMORPG é o tipo de MMOG mais conhecido.

A principal característica de um MMOG é a existência de um mundo persistente, ou seja, o ambiente de jogo continua a existir e evoluir sem a participação ativa do jogador.
Dentro dessa definição, também podem ser considerados MMOGs jogos como Farmville e Mafia Wars, mesmo não apresentando elementos de RPG.

Outra característica que separa MMOs de outros estilos de jogos online é a existência de grandes números de jogadores em cada mundo. Diferentemente de servidores de First Person Shooters (FPS) como Counter Strike e Halo, mundos de MMOs possuem capacidade para milhares de jogadores simultâneos.

O gênero se diversificou desde sua origem “nerd” e hoje é possível encontrar jogos com as temáticas mais diversas possíveis, de mundos medievais a ambientes futuristas, para todas as faixas etárias.

Modelos de Negócio

Existem basicamente dois modelos de negócio para MMOGs. Nos jogos com assinatura, o jogador adquire o conteúdo principal por um preço fixo e paga uma mensalidade para ter acesso ao mundo e aos upgrades que adicionam novos conteúdos, também chamados de patches.

No modelo chamado “free to play” , o conteúdo principal é oferecido de graça aos jogadores, porém de forma limitada. Para abrir  acesso à conteúdos exclusivos como itens, áreas ou personalizações, é necessário comprar, normalmente por poucos dólares, que acabam gerando lucro na quantidade.

Subgêneros de MMOs

MMORPG (MMO role playing games)

Gênero baseado nos RPGs de mesa, nos quais os jogadores criam personagens customizados e controlam seu avatar na realização de objetivos pelo mundo virtual em conjunto com outras pessoas.
Ex: World of Warcraft, Ragnarök.

MMORTS (MMO real time strategy)

Nesse gênero, os jogadores comandam grupos de unidades táticas.
Ex:  Eve Online, Saga, Beyond Protocol e Ballerium.

MMOFPS (MMO first person shooter)

Os jogos desse tipo visam a ação, colocando os jogadores na visão de primeira pessoa e oferecendo missões de destruição, resgate e captura de bases.
Ex: Tabula Rasa, WW2 Online, Combat Arms.

MMOSG (MMO Social Games)

Os MMOSG visam a interação social, possibilitando ao jogador interagir com outras pessoas através de um avatar e atividades virtuais que simulam atividades reais, como passeios e ambientes de restaurantes e lojas.
Ex: Second Life, Habbo Hotel, Club Penguin.

MMOEG (MMO Erotic Game)

Jogos com temática sexual para o público adulto.
Ex: Red Light Center, Naughty America, Virtual Hottie 2.

MMOBG (MMO Browser Game)

Jogos que utilizam o próprio browser como plataforma para a realização de atividades, muitas vezes em turno, por seus jogadores.
Ex: Guerra Khan, Tribal Wars, Imperia Online.


Para saber mais

Universia Brasil - Mundos Virtuais, relações reais
Mashable - MMORPG Gamers and Social Media Junkies More Alike Than You’d Think

Nenhum comentário:

Postar um comentário