segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Trade Marketing. "Trade" não é por acaso.

O debate tem pouco a ver com Marketing Digital. Mas, como encorajo a todos que extravasem seus conhecimentos sobre Marketing para todas as outras áreas do mesmo - afinal, Marketing é um só, seja qual for a plataforma, vamos falar mais um pouquinho sobre ele.

Trata-se das práticas de Trade Marketing que debatemos.

Aliás, no mesmo debate, fomos de Patrocínio a Trade Marketing. Duas coisas um tanto diferentes, mas que, dentro do nosso contexto, acabavam por servir a um propósito: privilegiar uma marca em detrimento da liberdade de escolha dos consumidores. E, como "liberdade" é a palavra de ordem da vez, isso cabe bem aqui.

Aliás, o Patrocínio, no caso debatido, não deve ser analisado isoladamente. O patrocínio da Antarctica Sub Zero ao show do Rush faz parte de uma estratégia de Branding e Posicionamento da marca* (vejam no site mesma), mas que, certamente, veio atrelado a práticas de Trade Marketing, quais sejam, exclusividade de venda desta marca de cerveja para o público do show. Ou seja, uma forma de comprar mercado (mesmo que com limitação de tempo e espaço) que cerceia a liberdade de escolha do consumidor. Mas, faz parte do repertório das ferramentas de marketing das empresas. Deve-se usar com prudência para o tiro nao sair pela culatra. Afinal, construção de marca é o oposto. É menos push e mais pull.

* OBS: Uma estrategiazinha muito chinfrim de uso de Redes Sociais como plataforma de relacionamento com clientes e construção de marca. Entre no site mencionado, clique em "entre no clima dos shows" e depois em "se liga em tudo o que rolou nos shows do Rush". Vai pro Flickr da marca sem nenhuma foto dos shows do Rush...

Desde que a indústria perdeu poder no mercado, deixando o varejo como estrela do negócio - reflexo da transição da filosofia empresarial de "Vendas" (voltada para a indústria, pra dentro) para "Marketing" (focado no consumidor) - "comprar o passe de um ponto de venda" é uma estratégia muito comum.

Todo mundo conhece um boteco com mesas e cadeiras da Skol. Ou quiosques na praia com guarda-sol da Brahma. E as indústrias de tabaco fazem isso de forma mais discreta (por conta da legislação), mas estão sempre "alugando" os PDV (caixas) das mercearias, lojas de conveniência, etc. Mas exemplos assim são fáceis de apontar. Descubra depois do jump, um exemplo da prática de Trade Marketing de um mercado não tão aparente...

A Holcim é uma multinacional que vende cimento e outros materiais indispensáveis para obras. Como chegar até os consumidores finais - eu e você - que fazemos pequenas obras em casa? Bem, usando a mesma técnica de trade marketing que observamos acima. "Embandeirando" lojinhas de ferragens e material de construção, tão comuns em qualquer vizinhança. Por exemplo esta.

Um comentário:

  1. Pior, agora o link vai pro Facebook do SubZero, com fotos horrorosas. Nem para contratar um fotógrafo? Desse jeito é melhor nem fazer. #prontofalei

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