sábado, 16 de outubro de 2010

CoéSEO - Carioca fala de Search (quase) na beira da praia - Direto do Além do Banner


No último fim de semana, a praia de Copacabana foi cenário do CoéSEO, o primeiro evento de Search do Rio de Janeiro. O Senac Copacabana foi o palco de um evento que reuniu gente de veículos, jornalistas, consultores de SEO, povo de mídia das agências e blogueiros de plantão, entre outros.

A idéia foi apresentar o SEO para o público e dar um panorama geral sobre suas aplicações, boas (e más) práticas e potencial de mercado. E o evento cumpriu esse objetivo muito bem. Assim, preparei um review com um resumo das palestras e minhas opiniões de brinde.

Idealizado por Guga Alves, Gustavo Guanabara e Léo Cabral, durante a volta do UaiSEO 1.0, o CoéSEO foi o primeiro evento de Search em que eu estive pessoalmente (acompanhei o Searchlabs'10 via twitter e depois no slideshare) e admito que fiquei bem impressionado.

Como visto no Além do Banner.

SEO para todos, o ínício dos trabalhos

O Guanabara (do guanabara.info) fez o papel de apresentador e começou com uma introdução sobre SEO, para depois apresentar a primeira palestrante: Cléo Morgause, do Varejo Online. A apresentação foi bem objetiva e abordou o papel do SEO na atuação de cada profissional envolvido em um projeto Web, do atendimento ao desenvolvimento, passando pelo povo do planejamento, design e até mesmo pelo usuário. Segundo o Paulo Teixeira,  a palestra da Cléo deveria ser obrigatória em qualquer empresas que pense em atuar na internet. Eu assino embaixo.

Nós não deveríamos nos preocupar tanto com o Google.

Depois foi a vez do próprio Paulo Teixeira, editor do Marketing de Busca e consultor de SEO, que abordou algumas "verdades" comuns que acabamos assumindo quando pensamos em SEO e como é importante manter a menta aberta à experimentação. Rolaram algumas questões bem interessantes, e que eu admito que desconhecia, como:
  • A falta controle sobre o Google Places, possibilitando spam em comentários e alteração de endereços reais;
  • O Google Bombing, causado pelo alto valor atribuído ao texto do âncora de links na classificação das páginas que eles apomtan;
Embora eu sempre defenda o foco no público-alvo, nem mesmo uma empresa do  tamanho do Google dispõe de recursos humanos para analisar toda internet e o googlebot ainda não é capaz de fazer tudo sozinho. Assim, por mais que eu não goste de admitir, muitas técnicas voltadas para os mecanismos de busca, ainda são eficazes para influenciar o rankeamento dos resultados.


Muito além do SEO para e-commerce

Depois do almoço foi a vez de Fábio Ricotta, da MestreSEO, com uma apresentação mais prática sobre técnicas de SEO voltadas para e-commerce. Já conhecia o trabalho do Ricotta há um tempo, através do Searchcast, e reconheço que a tava contando com um tema mais próximo do que ele apresenteou no UaiSEO, com a palestra Analisando a Concorrência. Mas me surpreendi.

Na apresentação com mais conteúdo de todo o evento, ele deu um panorama completo da aplicação de SEO em e-commerce, desde a arquitetura até a produção de conteúdo, passando por estratégias de marketing on-line para divulgação de produtos e técnicas avançadas de html e analytics. Foi tanto conteúdo que meu Twitter se calou nessa hora e eu só consegui escrever..

No final até mudei minha visão sobre trabalhar com e-commerce e, pensando bem, muitas da técnicas apresentadas funcionam para qualquer tipo de site, blog ou derivados.


Links Patrocinados e Internet além de SEO

Thiago "Doc" Luz, ex-DM9 e host do SearchCast, entrou logo depois do Ricotta, com seus 130 slides que, além do SEO, abordavam o impacto da internet no planejamento de mídia de qualquer tipo de campanha. O início da  apresentação era bem parecido com a do InterACT (que eu fui em agosto) e mostrava como era importante a relação entre mídia on e off para o sucesso de uma campanha.

Logo depois ele seguiu com 12 insights sobre mídia online que passavam por gestão de campanhas de links patrocinados, testes A/B  e monitoramento de consumidores em redes sociais. Sacadas tão boas que ainda vão ilustrar posts só pra elas por aqui. O Doc fechou sua apresentação com alguns cases de grandes marcas do varejo, com gráficos bem legais que relacionavam planos de mídia on e off. Pena que o tempo estourou e não deu para ver tudo.


Iluminando o Black Hat

A última palestra do evento ficou por conta do Guga Alves, do Tudo para Wordpress, que deu uma verdadeira aula sobre BlackHat, a partir de uma analogia (bem nerd) entre Black Hat e o Venom, personagem da Marvel (que eu curti).

A palestra do Guga já está disponível no Slideshare e lá ele apresenta as técnicas mais comuns de Black Hat, como keyword stuffing, compra de links e cloaking. Tudo de forma bem didática, acompanhado de recomendações e boas práticas (ou seja, não fazer). Ao fim ele apresenta ainda formas de denunciar infratores e proteger seu conteúdo de cópias não autorizadas e seu blog de spam de comentários.

Em um ciclo de palestras onde tanto se falou em Black hat, era essencial ter uma abordagem o tema tão clara e direta. Mas a palestra do Guga deveria ter sido a segunda, antes ainda do Paulo Teixeira, para facilitar a compreensão de todas as outras que vieram para o público.


E um SearchCast ao vivo para fechar!

Depois de um coffee-break carioca, a base de biscoito Globo e Mate Leão (ótima idéia), voltamos para uma mesa redonda com os participantes, comum em vários eventos de tecnologia atuais. Mas o CoéSEO fez diferente e transformou o debate na edição nº 50 do SearchCast, o podcast sobre Search apresentado pelo Doc Luz que conta com a participação regular do Fábio Ricotta. Juntaram-se a eles todos os palestrantes do evento, além do apresentador Gustavo Guanabara e do Léo Cabral (que até aqui, estava o tempo todo na produção).

Todo mundo reunido no palco, foi a hora de tirar dúvidas do público, em um papo bem informal sobre o uso das Heading Tags, a importância do acompanhamento de patentes do Google, sugestões de estratégias para ações em redes sociais e o uso criativo da Rede de Display do AdWords. Essa não vale muito a pena contar como foi porque daqui a pouco vai estar disponível no site do SearchCast como podcast.


Resultado: Trending Topics Brasil!

O legal desse tipo de evento é que ele nunca acaba quando termina. Durante o próprio sábado, os tweets do povo com a hashtag #coeseo levaram o evento aos Trending Topics Brasil e a discussão continuou por alguns dias com posts sobre as palestras, live blogging e cobertura com fotos e vídeos do evento. Enquanto isso, os palestrantes vão disponibilizando suas apresentações no Slideshare e os comentários e RTs se multiplicam.

O povo da pós-graduação também estava lá em peso, pois o evento substituiu nossa aula de sábado e nós demos uma força na produção com credenciamento, montagem de kits e até carregando caixas e mais caixas de mate e guaraná natural, além dos sacos de biscoito Globo. No final do dia, o cansaço era visível mas valeu muito a pena.

Que venha o CoéSEO 2.0!

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