sexta-feira, 8 de outubro de 2010

É preciso disponibilizar o conteúdo em todas as plataformas, diz consultor

Quando o assunto é conteúdo profissional em múltiplas plataformas, o que não faltam são dúvidas sobre como ganhar dinheiro com esse conteúdo. Em painel realizado nesta quinta-feira, 7, no Mipcom 2010, o diretor da consultoria Rights.TV, do Reino Unido, Andrew Baker, enfatizou que é preciso sempre estar atento ao que o público quer ver, onde quer ver e quando quer ver o conteúdo. “Se você não disponibiliza seu conteúdo online, as pessoas vão encontrá-lo de alguma outra forma. E se você não controla onde o conteúdo está, alguém vai controlar e você não vai ganhar dinheiro com isso”, diz. “Se eu quiser ver o conteúdo no iPad, por exemplo, vou pagar por isso. Mas o dono do conteúdo precisa fazer com que ele esteja disponível nessa plataforma”, exemplifica.
Ele não acredita, porém, que a melhor forma de ganhar dinheiro com o conteúdo seja colocá-lo imediatamente em uma plataforma gratuita de exibição de vídeos como o YouTube, mesmo que uma parceria com a plataforma possa render receita publicitária - o YouTube tem um modelo de parceria com produtores e canais baseado em revenue share de publicidade. “Se o produto for novo, existe uma demanda grande. Há outras plataformas que dão mais dinheiro”, diz. E questiona: “se o conteúdo é sempre gratuito, como se cria novo conteúdo de qualidade?”.

Parcerias
O YouTube, citado no painel como um portal onde as pessoas colocam o conteúdo de forma ilegal, e cuja utilidade estaria em promover conteúdo com pequenos clipes, por exemplo, está interessado em fazer parcerias com produtores de conteúdo profissional.
A plataforma esteve presente no Mipcom com estande pela primeira vez, com o objetivo de explicar como funcionam essas parcerias com provedores de conteúdo.
O portal, que atualmente está experimentando conteúdo pago, remunera os produtores por revenue share da publicidade. Segundo o diretor de parceria do YouTube para Europa, Oriente Médio e África, Patrick Walker, o portal tem hoje 15 mil parceiros de conteúdo, dois bilhões de views por dia, e dois bilhões de views remunerados por semana.

Daniele Frederico (
Tela Viva), de Cannes.

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