quinta-feira, 23 de setembro de 2010

IDEO apresenta novos conceitos para experiência de ler um livro.

A IDEO, uma empresa americana de consultoria em design e inovação, idealizou três modelos de e-readers, que focam em algo mais do que os e-readers atuais: a experiência do leitor

Por que imitar o papel quando você pode ir além do livro?



Enquanto o foco dos e-readers atuais é no conforto da leitura, autonomia da bateria e métodos de distribuição de conteúdo, a proposta da IDEO é inovar as possibilidades de interação entre o leitor e o conteúdo. Não se trata da simulação de um livro, mas sim de coisas que o livro não pode fazer.

Do ponto de vista técnico, não é nada demais. GPS, internet sem fio, acelerômetro e touchscreen são itens de série de quase todos os smartphones do mercado. Na verdade, as propostas da IDEO poderiam ser oferecidas em iPADs e similares através de softwares.

Bem, melhor deixar a própria IDEO falar o que ela pensa dessa história de livro e o que cada idéia representa,


The Future of the Book. from IDEO on Vimeo.

Um comentário:

  1. Impressionante como a tecnologia cerceia a criatividade. Ou melhor, realmente sobrou pouca coisa para ser criada. A regra é "nada se cria, tudo se copia. Colocando tecnologia no processo".
    Vejam bem.
    Nelson - nada mais é do que o conceito do hypertexto elevado a potência do que a tecnologia atual é capaz de fornecer. Há 15 anos, tínhamos o texto com hyperlinks, que nos levavam para conteúdos mais profundos sobre o tema "clicado", realizando uma leitura não linear. A proposta do Nelson é a mesma. Só que, como vc bem mencionou, empowered por Acelerômetros, plataformas multimidias, conexão veloz, etc. É apenas o exercício da interface perfeita para um objetivo conhecido de longa data.
    Coupland - conhecer aquilo que os outros profissionais da sua mesma área (ou empresa) estão lendo é o que a Amazon faz desde sempre, com suas listas e sugestões. Mas, novamente, com uma interface cool.
    Por fim, Alice (o nome é ótimo). Nada além do que, poucos anos depois do "lançamento" da internet comercial já se fazia. Histórias colaborativas. Cada um escreve um pouco. Um continua de onde o outro parou. Ou entao, daqueles velhos livrinhos de proto-RPG. Os famosos "agora você decide". Uau, aquilo era demais! (Calabouço da Morte Rox!!).Só que com uma pitada de Alternate Reality Game pra ficar mais hype.
    Enfim, variações sobre temas velhos. Deve ser essa moda do "the 80ies are back".
    Abs!!

    ResponderExcluir