quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estratégia de comunicação

Foi comentado no site www.abordodacomunicacao.com.br, um dos assuntos do encontro de sábado passado.


As mídias sociais como estratégia de comunicação


Hoje o espaço é do aluno do 6º semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo – Roni Maicon. Ele se interessa por comunicação corporativa e se sente atraído pela interatividade das redes sociais.

O crescimento constante do uso das mídias sociais deve-se ao fato de estas inovarem a forma de comunicação, erradicar fronteiras geográficas, econômicas étnicas, entre outras, e à praticidade de se comunicar de muitos para muitos. E esses benefícios trazidos pelas mídias sociais são imprescindíveis para as organizações, pois há necessidade de acompanhar este movimento tecnológico que busca incansavelmente eficácia e facilidade no processo comunicacional.

Entre os principais benefícios que as mídias sociais trazem para a estratégia de comunicação das organizações podemos citar a facilidade de se informar, capacidade de atingir diversos públicos, ser uma ação de baixo custo, pluralidade de ações em uma só ferramenta e construção de relacionamentos de diversas formas. Porém, a empresa, quando inserida nessas mídias, passa a ser mais vulnerável, devendo pautar todas as suas ações em seu discurso organizacional.

Podemos encontrar alguns exemplos de empresas que conseguiram acompanhar essa interatividade. O Portal EXAME divulgou uma matéria chamada “As campeãs do Twitter”, que relata quais organizações estão no caminho certo quando falamos em planejamento de mídias sociais. A matéria salienta ações de grandes empresas que usaram as mídias sociais e alcançaram o sucesso, além de citar uma pesquisa realizada com as maiores companhias do mundo, onde quase 80% delas utilizam de alguma maneira as mídias sociais.

Na matéria da EXAME, Abel Reis, presidente da Agência Click, afirma que “diferentemente de outras marcas, elas entenderam que canais diferentes requerem atitudes diferentes [...] não adianta usar o Twitter só para despejar um monte de blá-blá-blá em cima do consumidor. É preciso criar uma sensação de que ele é parte importante da empresa“. E este representa mais um ponto em que se deve prestar atenção: a objetividade da informação é algo que deve ser inerente a todo conteúdo que a empresa disponibiliza.

Empresas como a Dell, Google e Microsoft entenderam esse conceito e passaram a utilizar as mídias sociais como parte de suas ações de comunicação.

A Starbucks, exemplo também citado na matéria, conseguiu se recuperar de uma crise ao construir relacionamentos através de diversas mídias sociais e atualmente é a marca mais comentada na web, pois ela foi além e diferente de outras empresas, soube abusar de mais um benefício propiciado pelas mídias que é a inovação, assim criou uma comunidade virtual, o My Starbucks Idea, para que os clientes, público-alvo desta ação, pudessem interagir com a empresa, criando idéias e dando opiniões, o que modificou o cenário de decaídas que a organização passava e mostrou a força que os relacionamentos possuem com o intermédio das mídias sociais.

São muitos casos que nos mostram a eficácia destas mídias e é inegável que elas representam importantes ferramentas para as organizações, e quando utilizadas de forma estratégica podem superar as expectativas e contribuir muito para as ações destas organizações, passando a serem cada vez mais um canal de relacionamento importante para as empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário