sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O papel da internet na campanha presidencial

A internet teve papel fundamental no rumo das eleições presidenciais. É o que afirmaram membros das campanhas de Dilma Roussef e Marina Silva, ao site "Comunique-se". Os responsáveis pelas redes sociais das duas candidaturas, disseram que sem internet não haveria segundo turno.

O jornalista Caio Tulio Costa, estrategista da campanha da Marina e consultor de novas mídias, deu uma catucada na imprensa, afirmando que ela "menosprezou o poder da web nas "eleições brasileiras". Isso procede? Marcelo Branco, coordenador da campanha petista fez coro com o colega.

O artigo lembra que a campanha da senadora usou e abusou das redes sociais. O orkut era mais usado no contato com eleitores evangélicos, facebook com a "classe intelectualizada"(putz) e o twitter com os mais jovens.

Se me lembro bem, a primeira vez que escutei falar sobre o papel de internet numa eleição, foi na candidatura do Obama. Mas me recordo que não foi só a campanha do democrata que fez uso das ferramentas disponíveis na rede. Já na pré-campanha presidencial americana daquele ano, os presidenciaveis de ambos os lados usaram demais o youtube e muito bem. Os videos produzidos pelos democratas e republicanos antes da escolha final de Obama e Mc Cain foram muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário