quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Revista Time elege Zuckerberg a personalidade do ano

A revista norte-americana Time nomeou nesta quarta-feira (15/12) o fundador da rede social Facebook, o americano Mark Zuckerberg, a personalidade do ano de 2010.

Apesar de toda publicidade negativa trazida pelo filme “A Rede Social”, que retrata a criação do Facebook e descreve Zuckerberg como ambicioso e traçoeiro, a publicação o elegeu por “estar no centro das transformações” do mundo atual e ter criado uma rede social que reúne hoje quase 600 milhões de usuários, mudando a “maneira como vivemos nossas vidas”.

Zuckerberg comentou no Facebook - claro – sua eleição como personalidade do ano. “Ser eleito é uma verdadeira honra e o reconhecimento de como a nossa pequena equipe está construindo algo que milhões de pessoas querem usar para fazer o mundo mais acessível e conectado. Estou feliz em fazer parte disso”, disse.

Em 2009, o título de personalidade do ano foi dado ao presidente do Fed, o Banco Central americano, Ben Bernanke. No ano anterior, o nomeado foi o presidente dos EUA, Barack Obama, que tomou o título do líder russo Vladimir Putin, vencedor em 2007.

Nascido em 1984, o mesmo ano do lançamento do Macintosh, a Time considera Zuckerberg não apenas um produto de sua geração, mas também um arquiteto dela. O Facebook, definitivamente, pode ser descrito com vários superlativos. Em um único dia, cerca de um bilhão de mensagens são postadas na rede, conectando um décimo do planeta. Se fosse um país, a rede social seria o terceiro maior do mundo. E, sejamos honestos, ela já tem mais informações sobre seus ‘cidadãos’ do qualquer outro governo.

Sede do Facebook em Palo Alto, na Califórnia

O sucesso do Facebook, criado em 2004, tem se refletido no crescimento da fortuna pessoal de Zuckerberg. O americano ocupa recentemente o 212° lugar na lista de bilionários da revista Forbes, com patrimônio estimado em US$ 6,9 bilhões. Ele, no entanto, já prometeu doar ao menos metade de sua fortuna para caridade, ao completar 65 anos.

Concorrendo com Mark ao título da revista, estavam Julian Assange, o polêmico fundador do WikiLeaks, o Tea Party, partido americano ultraconservador, os 33 mineiros chilenos que ficaram presos por 70 dias em uma mina no Deserto do Atacama, e Hamid Karzai, presidente do Afeganistão.

A publicação comparou Zuckerberg a dois deles. Para a Time, como Assange e o Tea Party, Mark tampouco tem muito respeito pelas autoridades tradicionais. De uma certa maneira, o fundador do Facebook e Assange seriam dois lados da mesma moeda. Ambos expressam desejo por transparência. Enquanto Assange ataca governos e grandes empresas, Zuckerberg permite que os internautas compartilhem as informações que acham importantes. Ao contrário de Assange, no entanto, Mark não veria o mundo cheio de inimigos, mas de potenciais amigos.

Aos 26, o fundador do Facebook é apenas um ano mais velho do que a personalidade do ano mais nova eleita pela Time: Charles Lindbergh, que em 1927 fez o primeiro voo transatlântico de avião sem escalas. Mark tem exatamente a mesma idade da Rainha Elizabeth quando ela foi eleita a personalidade do ano em 1952. Segundo a revista, no entanto, ao contrário da rainha, o americano não herdou um império, ele criou um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário